sexta-feira, 29 de maio de 2009

Leiden,Holanda


Leiden é uma cidade universitária. Eu estudo holandês 4 dias na semana na Universidade Leiden. 
Em um mês já de curso, eu ainda não conheço a cidade toda,mas decidi que á partir dessa semana, todas as quintas, irei passar a tarde lá conhecendo. Decidi por esse dia, porque como não tenho aula na sexta, eu não precisaria ficar a tarde fazendo dever de casa rs...
Na cidade existem muitas poesias nas paredes como esse da foto.
Bem, ontem eu tinha um horário agendado em uma academia de ginástica, pra saber preços.Já tinha a gendado isso faziam umas 2 semanas, e nem tinha mais vontade de estar lá,e achei muitooooooo caro. Além do valor normal mensal de 45.00 euros, ainda tinha que escolher o tipo de programa, se seria mensal(que vc pode sair quando quiser),o anual, ou de 2 anos, e só pra ter uma ideia, o mensal era 200 euros, ou seja, eu pagaria 245 euros no primeiro mês...





Do horário que saída do curso até a hora do meu horário na academia, eu tinha 3 horas. Fiquei um pouco mais na Universidade, onde os alunos estavam em atividades culturais da semana da diversidade.

Depois peguei um mapa da cidade que vinha em um folheto com o nome de vários museus e fui andando procurando um. No lugar que eu pensava ter chegado no tal museu, na verdade era um outro,mas tudo bem, fui nesse mesmo. o Rijksmuseum van Oudheden. Estava com a câmera,mas não tirei nenhuma foto, da pra acreditar? pois é...fiquei só andando, lendo algumas coisas no guia em inglês que me deram na entrada, pois o restante estava tudo em holandês. Tinham muitos alunos visitando o museu, e um grupo de crianças tendo aulas de história em inglês, olhando objetos da hirtória, achei isso o máximo.


Ah, o museu é sobre civilizações antigas, Grécia, e Antigo Egito,Roma... na próxima vez que eu for lá tiro fotos. Achei o museu muito bonito. Muito organizado. Tinha uma loja vendendo livros sobre as obras, e uma lanchonete carrísma onde o suco de laranja eram 4 euros...rs..Saindo de lá, fui pra academia, e na saída da academia eu parei em um parque pra ver de perto uma estátua que só tinha visto de longe.


E depois meu estômago me lembrou que eu ainda não tinha almoçado... parei e fiz um lanche e segui procurando o Pilgrim Museum.Cheguei primeiro na Hooglandse Kerk ( kerk = igreja )


Lá dentro estavam sendo vendidos vários livros, e quando eu soube que era o penultimo dia da feira, eu fiquei horas lá olhando. Acabei comprando um livro sobre Rembrant. E me arrependi de não ter comprado mais coisa,mas também não sabia da feira e não dava pra gastar todo meu rico dinherinho..rs..mas os livros estavam baratos, depois me disseram que eram livros usados,mas eu os achei bem conservados. O museu no mapa estava na mesma rua da igreja,mas eu demorei muito para encontrálo. Quando encontrei, a decepção. Primeiro porque era uma casinha bem humilde,(ah,achei que era um museuuuuuuu,nada contra casinhas humildes) e depois porque estava fechado. Tinha uma plaquinha minúscula na portinha com o nome. 

Passei por uma rua diferente pra voltar , claro,eu não me lembrava mais como voltava...mas acabei chegando em uma rua que eu já conhecia...rs.Entrei em um prédio que sempre passo na frente,mas que nao sabia que era a prefeitura.

2 comentários:

  1. Oi Juliana, tive a oportunidade de conhecer Leiden quando eu tinha 19 anos, é realmente muito linda. Hoje tenho 29 e morrro de vontade de voltar, mas não p/ visitar e sim p/ morar !!

    ResponderExcluir
  2. OI Juliana! Tudo bem?

    Voce tem msn? ou orkut?
    Gostaria de entrar em contato com voce, pois, estou querendo ir para Leiden em janeiro, estou arrumando os documentos e se for de Deus vou morar lá por 1 ano.
    Queria falar com voce... meu msn é: sylviameesquitta@hotmail.com
    add eu lá.

    Beijos

    ResponderExcluir